19.5.08

Murga e Candombe no Pró-Música


“Britrock, country music, samba, tango, cha-cha-cha são alguns gêneros musicais bastante conhecidos na cultura geral. Grã-Bretanha, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Cuba, representadas por esses gêneros específicos, permeiam, portanto, nosso conhecimento geral. Já que a civilização dirige-se a uma relação cultural comum, a uma aldeia global, melhor assumir essa tendência cosmopolita.”

Por isso, o Pró-Música traz mais dois gêneros musicais com a proposta de ampliar o conhecimento cultural. Candombe e Murga, estilos da música do Uruguai. O Candombe, originário da cultura afro-uruguaia e a Murga, celebração popular que associa teatro e música.

O Pró-Música também apresenta a entrevista com Alex Moreira da banda Bossacucanova; o site Lastfm em que o usuário pode conhecer novas musicas e fiscalizar o gosto musical de seus amigos; o desentendimento entre o Vovô Arlindo e a banda Grand Funk Railroad; a Negative Cluster no Pró-Sua-Música; as dicas de produtos culturais que indicam pistas para o alcance da liberdade moral; os bastidores de uma reunião de pauta e; o experimentalismo dadaísta relembrado no quadro Tirando o pó.

Os comentários são trazidos pelas vozes de Márcio Grings que fala sobre a banda Black Crowes e Homero Pivotto Júnior que apresenta o grupo sueco Spiritual Beggars.

Baixe o programa aqui

Nenhum comentário: