25.2.08

Mudando o imutável como os Mutantes... Contracultura.


Será a cultura estática? Os valores são imutáveis? Estabilidade, sólidos alicerces e um padrão de vida a seguir. De repente, então, subvertendo o sistema, surge a Contracultura. Os modismos comportados, os costumes recatados e ratificados ao longo das gerações, são criticados e postos contra a parede. Quem disse que esse padrão é o certo? Os movimentos contraculturais questionam e, em parte, destroem certos aspectos do antigo “way of life”.

Feministas, Hippies e outros grupos sociais são resposta de uma juventude crítica e ativa, nos meados das décadas de 1960 e 1970, a uma sociedade rígida e tradicional. Liberdade sexual, o uso de drogas e experimentações delinearam a ação daqueles que iam de encontro ao sistema vigente. Munidos de idéias, argumentos e planos para um possível futuro, enfrentaram os padrões culturais da sua época, nem sempre sendo compreendidos e respeitados.

Essas discussões estão no 38°PM, e elas vêm embaladas pelos inquietos Tropicalistas (foto), a polêmica Janis Joplin, e muitos outros personagens dessa tentativa de mudança cultural.


Baixe ou ouça o programa agora!

Para conhecer todos os nossos programas

Então, quarta-feira, 23 horas, nos 800 AM da Rádio Universidade, Pró-Música!

Para ouvir pela Rádio Universidade, acesse: www.ufsm.br/rádio , toda quarta às 23h!

Nenhum comentário: