8.5.07

Baladas Sonoras com João Barone



por Manuela Ilha

Tiros. Explosões. Gritos. Trilhas sonoras sangrentas para obscuros episódios da história da civilização humana. Mortes em vão, mortes trágicas, mortes injustas, mortes. Milhões de vidas sacrificadas sob ideais de nações, religiosos, ou até mesmo pessoais. A ratificação do lado mais negro do ser humano – shows de coragem e frieza ao destruir seu semelhante, em macabros espetáculos sob a lona do terror.
As guerras marcaram, marcam e ainda marcarão o caminhar da humanidade, e ficam como lembranças indeléveis para os que vivem os horrores desses conflitos - dores e angústias que se eternizam na memória e na história de quem é testemunha das bárbaras guerras. E a música, como expressão social, também serve de registro para esses tristes fatos. São incontáveis os artistas que, através da sua música, expressaram a dor e os horrores de uma guerra.
Tróia e seu “presente de grego”, as Cruzadas e a reconquista das terras santas, a tão recente Guerra Fria, entre outros conflitos, estão no front do Pró-Música dessa semana, representados por canções de repúdio, ou – como no caso das Guerras Napoleônicas – de apoio às lutas. Na entrevista da semana, Jardel Carpes conversa com João Barone (foto), baterista dos Paralamas do Sucesso. Filho de ex-combatente da Segunda Guerra Mundial e aficionado por temas relacionados a ela, em 2004 foi para as praias da Normandia e produziu o documentário “Um Brasileiro no Dia D”.



Baixe ou ouça o programa agora!

Para conhecer todos os nossos programas

Então, quarta-feira, 23 horas, nos 800 AM da Rádio Universidade, Pró-Música e as Baladas sonoras.

Para ouvir pela Rádio Universidade, acesse: www.ufsm.br/rádio , toda quarta às 23h!

ATENÇÃO!
Se você, ouvinte do Pró-Música, tem uma banda e deseja divulgá-la, esse é o programa certo. Envie sua mp3 e um telefone de contato, para participar do novo espaço do programa, para bandas independentes. Esperamos sua música!

Um comentário:

Unknown disse...

tem como envia pro orkut as musicas