9.10.06

Matéria publicada no Diário de Santa Maria

Confira a matéria escrita pelo jornalista Francisco Dalcol publicada pelo Diário de Santa Maria sobre a estréia do Pró-Música.

Militância radiofônica
Programa de estudantes estréia na Rádio Universidade falando sobre música de protesto
É difícil saber quantas idéias já surgiram em conversas trocadas por universitários nos 30 minutos de trajeto dos ônibus da linha campus UFSM-Centro. Mas, pelo menos de uma, agora se tem certeza. Estréia hoje, às 23h, na Rádio Universidade 800 AM, o programa Pró-Música. A nova atração na grade da emissora universitária é comandada por três estudantes de Jornalismo da UFSM.
O programa semanal irá ao ar todas as quartas-feiras, com um novo tema a cada edição. Depois, arquivos digitalizados irão para o blog do programa, onde se poderá ouvir. A estréia de hoje será com música de protesto, a partir de artistas que levam seu engajamento político para a música. Estão programadas músicas de nomes como F.UR.T.O, Plebe Rude e Gabriel O Pensador, além de sambas e MPB com teor de protesto.
Em comum, os estudantes de Jornalismo Jeferson Dornelles, 21 anos, Raero Monteiro, 19, e Willian Araújo, 19, cultivam o prazer pela música.
- Como o nome diz, é um programa a favor da música - diz Jeferson.
- Vamos mostrar todos os estilos musicais, no que eles têm de melhor - completa Raero.
- E será sem preconceito em relação aos estilos - finaliza Willian.
Mas são as discordâncias de gostos que prometem fazer a diferença. Jeferson é ligado em rock clássico e música brasileira. Já Willian está mais para o rock pesado, jazz e blues. Enquanto Raero tem um gosto que faz a eclética conexão entre britrock e samba.
- Dentro da idéia de não ter preconceitos, vamos tocar coisas que não fazem parte dos nossos gostos pessoais - conta Jeferson.
- O jornalismo também entra na busca por informação - diz Raero.
A estréia do Pró-Música vem sendo organizada há 15 dias. Mas a idéia já vinha de tempos:
- Um dia, a gente estava indo embora do campus de ônibus e rolou o papo de fazermos um programa que falasse de música - conta Jeferson.
Na hora de colocar o plano em prática, algumas coisas ajudaram na aprovação do projeto pela Rádio Universidade 800 AM. Eles já cursaram disciplinas de Radiojornalismo e também trabalham em outros programas da emissora.
- A idéia é tocar música e levar conhecimento - diz Willian.
- É considerar o artista, a época do trabalho e o estilo ou movimento a que pertencem - diz Raero.
No lançamento, entrevista com Marcelo Yuka
No programa de hoje, também haverá uma entrevista com Marcelo Yuka, ex-baterista de O Rappa. Em 2000, o músico foi baleado durante um assalto no Rio e, como conseqüência dos ferimentos, ficou paraplégico. Após o incidente, Yuka abandonou o Rappa e formou sua nova banda, F.UR.T.O. (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), para onde levou sua veia politizada.
- O tema do programa de estréia trará músicas que não tocam muito nas rádios comerciais. Quando havia a ditadura, tínhamos mais artistas que faziam composições na linha engajada. Mas, agora, percebemos um vazio na juventude, que não sabe para onde ir - diz Raero.
Para as próximas edições, os três estudantes de Jornalismo planejam fazer especiais sobre música missioneira e a influências do Beatles em bandas de hoje. Os programas sempre terão um entrevistado para falar sobre o assunto da edição.
- É para não ficar só no "achômetro" - diz Willian. O que também inspira os três é que o programa irá ao ar em uma rádio estatal, que não tem compromissos com audiência ou anunciantes.
- Casa com os ideais do programa, de não tocar música seguindo critérios pela briga de audiência. O que nos animou bastante foi também o fato de a rádio ter aberto espaço para três guris que apareceram batendo na porta para fazer um programa - diz Raero.
Para ouvir
Programa Pró-Música
Quartas-feiras, 23h
No rádio:
Sintonize 800 AM
Na Internet:
www.ufsm.br (ao vivo)
Arquivos digitalizados serão disponibilizados no blog www.promu sica800am.blogspot.com

Nenhum comentário: